segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O primeiro filme a gente nunca esquece

Mais de quarenta pessoas compareceram à exibição ao ar livre do filme Remanescente das Sombras, sábado à noite, no bairro Caranã, em Boa Vista. Parte da platéia era composta por adolescentes e pré-adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema. A exibição do primeiro longa metragem produzido totalmente em Roraima pelo cineasta Alex Pizano foi promovida pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, cuja finalidade é promover a arte com compromisso social.

Famílias inteiras e pré-adolescentes compareceram à sessão de cinema ao ar livre no Caranã

A comunidade do Caranã foi convidada pelos integrantes do Coletivo Caimbé a prestigiar o filme de Pizano, como forma de valorizar a produção cultural local. Famílias inteiras compareceram para ver a história da caçada a um criminoso de guerra alemão, que já dura mais de 70. O nazista Von Deck (Bruno Gamartz ) transforma a cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima, no palco para um sangrento confronto entre forças da Policia Federal e uma poderosa organização criminosa de proporções internacionais.

Depois da projeção, o cineasta Alex Pizano e os atores Bruno Gamartz e Orib Ziedson conversaram com o público depois da projeção, esclarecendo sobre como o longa foi produzido. Com os olhos grudados na tela, sempre que alguém da platéia identificava um dos atores do filme se virava pra conferir se era ele mesmo que estava ali, em “carne e osso”, no meio do público. Um dos meninos que assistiram ao filme não segurou a emoção ao afirmar que “nunca peguei na mão de um ator, fiquei todo arrepiado”.

O terreiro da futura sede do Coletivo Caimbé se transformou numa "sala" de cinema a céu aberto

Para Alex Pizano, não dá para medir o prazer de ter o seu filme sendo apreciado por pessoa simples, que nunca foram ao cinema. “O que eu gosto é de fazer filmes que retratam o nosso estado e que acabam por despertar o interesse das pessoas. Poder participar de uma sessão como essa, voltada para meninos que nunca foram ao cinema uma vez sequer é muito gratificante”, frisou. O cineasta destacou ainda que o longa Remanescente das Sombras foi feito praticamente sem orçamento, mas com muita paixão. Daí o sucesso que o filme tem atingido.

O ator e jornalista Orib Ziedson enalteceu a iniciativa do Coletivo Caimbé, de levar a projeção de filmes para bairros afastados do centro, possibilitando que meninos de famílias carentes tenham contato com a sétima arte. “O nosso sonho é criar um pólo de produção audiovisual aqui em Boa Vista, com cursos que formem novos cineastas e documentaristas”, frisou salientando que é importante que as pessoas valorizem a produção cultural loca.

No final da sessão, o diretor Alex Pizano e os atores do filme conversaram com a platéia

Acompanhe mais informações no blog Coletivo Arteliteratura Caimbé  no Twitter: www.twitter.com/coletivocaimbe

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO