terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Coletivo Caimbé participa do Grito Rock 2010 em Roraima

O Grito Rock 2010 promoverá diversas oficinas na edição de Boa Vista. Entre elas estão a de confecção de bonecos de massinha e a de fotografia, que serão ministradas por Tana Halú.

As oficinas são parte da política do Coletivo Arteliteratura Caimbé de integrar-se aos movimentos culturais de Roraima e outras partes deste mundão. O Grito Rock em Roraima é organizado pela turma do Coletivo Canoa Cultural.

Veja uma matéria publicada segunda (8) na Folha de Boa Vista sobre as oficinas:

Grito Rock terá oficinas de fotografia e berimbau


   

Foto:  
Contramestre de capoeira vai ministrar oficina
O Grito Rock 2010 promoverá diversas oficinas na edição de Boa Vista. Entre elas estão a de confecção de bonecos de massinha, fotografia e introdução ao toque do berimbau. As atividades são gratuitas e com número limitado de participantes. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para coletivocanoacultural@gmail.com ou ligar para 8113 4574.

A oficina de massinhas será ministrada pelo artista plástico Tana Halu no dia 13 de fevereiro, sábado, das 9h às 11h. Pessoas de todas as idades podem participar e aprender como desenvolver suas habilidades manuais. Além da utilização pedagógica em sala de aula, a massinha pode ser utilizada para modelar personagens criados para histórias de adultos e crianças. Tana, que integra o Coletivo Arteliteratura Caimbé, será responsável pela oficina de fotografia, que também acontece no dia13, das 15h às 18h.

Já a mistura do berimbau com outros ritmos será feita pelo contramestre Ongira, do Ponto de Cultura Associação Angola Palmares, na quarta-feira (10). A proposta é mostrar aos participantes um pouco da história do instrumento, sua utilização na roda de capoeira e o que representa na cultura afro-brasileira. Na parte prática, os participantes estudarão os principais toques do instrumento, chamado pelos capoeiristas de ‘violão de uma corda só’.

“O berimbau hoje é utilizado por muitos músicos e bandas de rock e outros ritmos como um elemento que traz uma sonoridade diferente às apresentações. Foi pensando nessa possibilidade do acréscimo que decidimos participar do Grito Rock, mas a oficina está aberta a não músicos também”, diz o contramestre Ongira, que coordena um grupo de capoeira com núcleos em diversos bairros de Boa Vista.

Fotografias das oficinas de massinha, foto e toque do berimbau serão publicadas posteriormente no blog do Coletivo Arteliteratura Caimbé (www.literaturacaimbe.blogspot.com). O Grito Rock é um evento realizado pelo Circuito Fora do Eixo na América Latina. Esse ano será a 3ª edição aqui em Boa Vista. A programação tem 100 vagas para capacitação em oficinas gratuitas (10 vagas por curso) e duas prévias para a circulação de novas bandas realizadas nos dois últimos domingos. 

......
Também foi publicado um material no site Roraima em Foco.

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO