segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Um relato sobre a saga artístico-pedagógica deste coletivo

Feriadão e cá estou eu para lhes contar as aventuras artístico-pedagógicas que vivemos na semana passada. Sim, vivemos: eu, e os colegas "caimbezeiros" Zanny Adairalba (primeiro as damas), Edgar Borges e Tana Halu. Nossa saga cultural começou na quarta-feira (28), quando fomos ao Município de Alto Alegre, a 89 quilômetros de Boa Vista, para realizarmos o Dia Internacional da Animação, que aconteceu simultaneamente em cerca de 500 cidades dos 26 estados brasileiros.

Nós, do Coletivo Arte Literatura Caimbé, firmamos parceria com a Prefeitura de Alto Alegre, Centro Regional de Ensido naquele município e o Sesc Roraima para realizarmos o evento. Levamos vários curtas de aminação para a escola estadual Geraldo Pinto. Fizemos três sessões à tarde para alunos do ensino fundamental e médio que nunca tinham tido a oportunidade de assistir filmes de animação. À noite, a sessão foi voltada para alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB).




O colega Tana Halu e eu falamos um pouco sobre a história do cinema de animação para a garotada. Contamos que tudo começou no dia 28 de outubro de 1892, quando Émile Reynaud realizou a primeira exibição de imagens animadas que se teve notícia no mundo. As particularidades técnicas da produção de um filme animado ficou por conta do Tana, que é ilustrador, fotógrafo, desenhista e jornalista. Professores também se deliciaram com os filmes exibidos e alguns, como os da Universidade Aberta, ficaram interessados em adquirir material semelhante para trabalhar com seus alunos.




Na sexta-feira, dia 30, incursionamos pelas vicinais do município do Cantá e fomos parar na comunidade Nova União, distante 109 quilômetros da capital roraimense. Na escola estadual Otília Pinto, realizamos para alunos da zona rural uma oficina de blog, que ficou sob minha responsabilidade, e outra de massinha, ministrada pelo colega Tana Halu. Edgar Borges, Zanny Adairalba, Lay Adairalba e Taira Halu nos dera suporte. As duas últimas atuaram como fotógrafas.

Este trabalho faz parte do compromisso do Coletivo Arte Literatura Caimbé, de disseminar o gosto pela literatura e arte nos jovens e adolescentes. Ao ensinarmos os jovens a suar a mídia blog, buscamos incentivá-los a se expressar através da escrita, nas suas diversas possibilidades e tipos de texto, usando o ambiente virtual como laboratório ambiente de socialização e aprendizagem.

Dessa forma, acreditamos estar colaborando para a formação dos estudantes no que diz respeito à prática da leitura e escrita, assim como no processo de uso das novas tecnologias da comunicação para ver, ler e interpretar o mundo para além das serras cantaenses. Muito gratificante foi ver adolescentes descobrindo a possibilidade de se transformarem de meros consumidores de conteúdo em produtores deste.

Tana Halu trabalhou o lado lúdico dos alunos da educação infantil e ensino fundamental ao lhes ensinar como manipular pedaços de massa de modelar até transformá-los em figuras diversas. Das mãos da criançada logo saíram dragões, dinossauros, bruxinhas, flores e tudo o mais que a sua imaginação permitiu. Mais uma vez o sorriso das crianças compensaram as quatro horas de viagem - ida e volta - em estrada de barro empoeirada. É um trabalho que nos dá um gás novo para continuarmos nossas atividades de promotores e gestores culturais.

Mesmo depois de passado o Dia Internacional da Animação, realizamos um terceiro momento na escola estadual Otília Pinto, exibindo lá também os curtas de animação fornecidos pela Associação Brasileira de Cinema de Animação à qual nos associamos. Bom de mais ver o brilho nos olhos das crianças assistindo pela primeira vez a "filminhos" animados que não passam nas emissoras de tv aberta.

Estes são apenas alguns dos muitos eventos que ainda realizaremos em Roraima. Para que isso seja possível, precisamos apenas de parceiros dispostos a colaborar com as nossas ações artístico-pedagógicas.

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO